Reunião Anual Gedii

Mensagem do presidente

Caro(a)s Colegas e amigo(a)s

 

Este ano cabe à bela paisagem da reserva da Quinta da Marinha, em Cascais, receber a reunião anual do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal (GEDII).

Mais uma vez, os melhores e os mais dedicados profissionais nacionais que se dedicam ao estudo destas doenças vão reunir-se e partilhar experiências entre si e com o que de melhor outros países têm para nos oferecer nesta área.

Num saudável espírito de amizade e partilha de conhecimentos, médicos, jovens e veteranos, gastrenterologistas antes de mais, mas também pediatras, cirurgiões, imagiologistas e patologistas, vão encontrar-se com enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e representantes dos doentes e discutir alguns temas tradicionais e as muitas novidades diagnósticas e terapêuticas na abordagem da colite ulcerosa e da doença de Crohn.

Apostamos em várias reuniões representativas de diferentes áreas e profissionais.

No primeiro dia teremos a segunda edição do Workshop Educacional organizado pelo Young GEDII, este ano dedicado ao Curriculum vitae em gastrenterologia, e o Curso Avançado dedicado à doença de Crohn perianal, salientando a abordagem multidisciplinar que o tema impõe.

O sucesso de reuniões anteriores exigiu manter, no terceiro dia, a Reunião de Enfermagem, na sua quarta edição, este ano dedicada ao papel central do Hospital-de-dia de Gastrenterologia na abordagem das DII. Estamos convictos de mais um sucesso de frequência e participação.

Finalmente, iniciando-se no segundo dia, teremos a nossa reunião principal, onde, como seria de esperar numa área que se orgulha da sua inovação científica, a investigação clínica e básica, nacional e internacional, terá papel central. Serão abordadas as especificidades da patologia pediátrica, a problemática das co- morbilidades e as novidades no campo dos novos fármacos, e, não menos importantes, das novas estratégias terapêuticas. O microbioma, expressão de um futuro prometedor para os nossos doentes, terá lugar de honra e será novamente abordado pelos melhores especialistas no campo.

Para já é tempo de reservar espaço de agenda para assistir e participar na reunião do nosso grupo. No momento próprio nos encontraremos.

Até lá.

Luis_Correia